top of page

Mitos e Verdades sobre Transtorno Bipolar

✨Tudo o que você precisa para ficar bem é tomar a sua medicação todos os dias.

❌Falso. Existem muitos outros aspectos envolvidos no tratamento do transtorno bipolar além do uso de medicação. Infelizmente, mesmo quando as pessoas tomam a medicação corretamente, outros fatores como estresse, doenças ou não ter cuidado com o sono podem fazer com que os sintomas voltem.


✨Não existe nada que você possa fazer para parar a depressão ou a mania/hipomania depois que iniciam.

❌Falso. Além de tomar a sua medicação, existem várias coisas que você pode fazer para controlar os sintomas de depressão e mania/hipomania.


✨Para lidar com o transtorno bipolar, você tem que desistir do que é emocionante na vida.

❌Falso. É uma concepção errada e comum que você tenha que viver uma vida calma e sem emoções, com restrições de atividades, trabalho e diversão, para controlar a doença. Raramente precisa ser assim. Todavia, conviver com o transtorno bipolar realmente significa praticar um pouco de moderação. ✨Ter a doença normalmente significa desistir dos objetivos profissionais.

❌Falso. Muitas pessoas brilhantes e bem-sucedidas têm transtorno bipolar. Elas descobriram como lidar com a doença e ainda como realizar seus objetivos. Se você estiver determinado a ter êxito, a doença não vai atrapalhar.


✨Você pode lidar com a doença sozinho. Você não precisa de ajuda.

❌Falso. Todos precisam de apoio, principalmente quando se luta com uma doença séria. O apoio pode vir da família, dos amigos, dos companheiros de trabalho e profissionais da área da saúde. ✨O transtorno bipolar pode causar depressão e mania/hipomania;

✅Verdadeiro. A maioria das pessoas que sofrem de transtorno bipolar tem episódios de depressão e mania/hipomania ao longo de suas vidas. Algumas podem ter mais crises de depressão, e outras, de mania/hipomania.


✨Você pode ter sintomas de depressão e mania ao mesmo tempo.

✅Verdadeiro. Isto se chama episódio misto. Durante um episódio misto, as pessoas podem se sentir agitadas, ter o pensamento acelerado e dificuldade de ficarem quietas, como na mania/hipomania; porém, sentem-se deprimidas, sem esperanças e propensas ao suicídio, como na depressão.


✨São necessários medicamentos para controlar os sintomas do transtorno bipolar.

✅Verdadeiro. Embora muitas pessoas prefiram enfrentar os períodos de depressão e mania sem medicamentos, é evidente que o controle da doença e a prevenção de futuras recaídas dependem da administração efetiva da medicação.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page