Transtorno Bipolar
O que é e como é feito o seu diagnóstico
Transtorno bipolar é uma doença do humor na qual se nota a presença de vários sintomas e sinais que podem compor episódios depressivos, de mania, de hipomania ou mistos. A causa é atribuída a vários fatores tais como história familiar, estresse social e físico e personalidade.
O diagnóstico do TAB é essencialmente clínico e baseado na entrevista psiquiátrica realizada tanto com o paciente como com seus familiares. O objetivo é colher toda informação necessária sobre o estado atual, assim como a história clínica do paciente. Portanto, o diagnóstico depende da clareza das informações prestadas na consulta, além da observação clínica.
Um dos fatores que costuma retardar muito o diagnóstico de TAB é a dificuldade de se reconhecer os episódios de hipomania, que podem ser confundidos com um “momento de maior bem-estar e disposição”.
O tempo necessário para o diagnóstico pode variar muito de paciente para paciente. No entanto, quando o paciente não sabe informar bem sobre seus sintomas e não é possível obter informações esclarecedoras da família e/ou de terceiros, o diagnóstico pode ser retardado e vai depender da evolução e da avaliação do especialista ao longo do tratamento.
A psicoeducação ou a psicoterapia deve ajudar você a:
• Entender o que é o Transtorno Bipolar e qual o curso da doença:
• Ajudar a aceitar e se adaptar a um programa de medicamento de longo prazo;
• Identificar fatores desencadeantes e sinais de alerta iniciais da doença;
• Identificar e controlar as distorções cognitivas (pensamentos automáticos extremamente negativos):
• Recuperar-se de um episódio da doença, como lidar com suas consequências e entender os episódios atuais e/ou anteriores à doença;
• Como lidar com o preconceito em relação ao transtorno e melhorar o desempenho na escola ou no ambiente de trabalho;
• Desenvolver planos de prevenção de recaídas e recorrências;
• Aprender maneiras mais positivas de lidar com a doença, como estilo de vida saudável, rotina adequada e ritmo biológico.
• Melhorar a autoestima e a aceitação de si mesmo e da doença, melhorando a qualidade de vida.
Quer saber mais sobre Transtorno Bipolar?
Baixe agora gratuitamente o meu ebook de transtorno bipolar